tradutor

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Le Monde Diplomatique: Uma separação de interesse público

Na edição do jornal Le Monde que estará nas bancas a partir de setembro, o professor de Direito da Universidade Federal do Piauí Edilsom Farias discute a questão da laicidade, a partir do caso da representação recebida pelo Ministério Público do Piauí. A ação, movida por organizações religiosas e laicas, pede a investigação de irregularidades de repasses de recursos públicos para subvencionar a realização de cultos religiosos.

A partir deste fato, Farias discute a questão da separação entre igreja e Estado nas democracias modernas, incluindo a maneira como o Brasil adotou o princípio da laicidade na Constituição de 1988. Ele explica também os argumentos contrários e favoráveis à questão que ganhou força nas últimas semanas por conta da ação ajuizada pelo Ministério Público Federal pedindo a retirada dos símbolos religiosos nas instituições públicas.

Para o professor, as crenças e atos religiosos devem ser de esfera privada e o Estado não deve apoiar e tampouco estabelecer uma religião em particular, nem todas em conjunto.

Leia mais


Seminário de cultura busca articular políticas da América do Sul

O seminário "Cultura e Protagonismo Social na América Latina" acontece em Brasília, nos dias 3 e 4 de setembro. Participam do evento coordenadores de entidades do terceiro setor da América do Sul, membros do Parlamento do Mercosul, autoridades do Ministério da Cultura, entre outros importantes promotores de cultura no subcontinente.

O poeta e coordenador da equipe de Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis, Hamilton Faria, será um dos debatedores da mesa "Marco Conceitual: cultura na reorganização do espaço político e público", que discute a ressignificação do papel da arte e da cultura para a mudança dos modos de vida e na ocupação dos espaços públicos.

A programação completa do evento está no site do Pólis.


Leia mais




Rápidas


Instituto Pólis demonstra solidariedade em favor do CEDECA

O Instituto Pólis repudia os ataques que vem sofrendo o Centro de Defesa e do Adolescente de Interlagos, por meio de veículos de imprensa, depois de ter assumido, a pedido da Defensoria Pública, a defesa do jovem apelidado de Champinha, que matou um casal de adolescentes e estuprou a garota que matou.

O amplo direito de defesa é um elemento fundamental para a consolidação do Estado Democrático de Direito no país, e que todos devem poder exercer esse direito de maneira plena, independentemente de sua condição social, econômica ou crimes que possam ter cometido.

O Pólis apoia a carta aberta publicada pela instituição com a qual já realizou diversas atividades de grande utilidade pública e social.




Agenda


Cineclube Pólis exibe filme histórico-documental sobre a Guerra do Paraguai

"Contradanza - los campos de la guerra", famoso filme paraguaio do diretor Manuel Cuenca, será exibido nesta quinta-feira, dia 3 de setembro, às 19h, no Cineclube Pólis.

O filme é uma recopilação de documentários realizados para a televisão paraguaia, entre 2005 e 2008, sobre a Guerra do Paraguai e percorre os cenários da guerra, desde a chegada do então coronel Francisco Solano López a Pilar, em 1845, até a retirada das tropas paraguaias de Humaitá em 1868.

Misturando documentário e ficção, o filme se inicia com a chegada de Solano López ainda com 18 anos, na cidade de Pilar, no sul do país, para onde havia viajado para reforçar as fortificações contra o temor de uma invasão ao Paraguai. Ali inicia-se um romance com uma moradora da cidade de Pilar, Juanita Pesoa, de 16 anos. Ele a corteja dançando a popular "contradanza". A partir de então é criada uma "contradanza" trágica que muda o destino dos protagonistas.

A sessão contará com debate com a presença de integrantes da comunidade paraguaia em São Paulo.

Mais informações no blog do Cineclube Pólis

Data: 3 de setembro de 2009
Horário: 19h
Local: Instituto Pólis
Endereço: rua Araújo, 124, República - próx. à estação República do metrô (veja no mapa)


Câmara realiza debate sobre Plano Diretor e segurança alimentar

Nesta quarta-feira à tarde acontece o debate "Revisão do Plano Diretor Estratégico e os impactos na Segurança Alimentar e Nutricional na cidade de São Paulo", que busca refletir sobre o projeto apresentado pelo Executivo municipal sob o ponto de vista do impacto sobre o direito à alimentação na cidade -aspecto que ficou ausente da revisão do PDE.


Data: quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Horário: 13h
Local: Câmara Municipal de São Paulo - Palácio Anchieta
Endereço: Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista, São Paulo, tel. (11) 3396-4000


Seminário debate situação política e econômica das organizações sociais no país

O seminário "Entidades, Associações e Organizações: discutindo a sustentabilidade" acontece sábado, 12 de setembro, das 9h às 14h, no CDHEP (Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo). As vagas são limitadas, e inscrições para os interessados em participar vão até dia 10 de setembro.

O objetivo do evento é refletir sobre a situação das organizações sociais no Brasil, com foco nos casos das entidades de São Paulo, na atual conjuntura política e econômica nacional e mundial. O encontro busca, ainda, lançar propostas de sustentabilidade econômica das organizações.

Foram convidados para o seminário Eduardo Nunes, diretor da ONG Visão Mundial, Luana Vilutis, da Abong (Associação Brasileira de ONGs) e Marcos José Pereira da Silva, presidente do CDHEP e membro da ONG Ação Educativa.



Data: 12 de setembro de 2009
Horário: 9h às 14h
Inscrições: (11) 5511-9762 ou pdasampasul@gmail.com
Local: Centro de Direitos Humanos e Educação Popular (CDHEP - Campo Limpo)
Endereço: rua Dr. Luís da Fonseca Galvão, 180 - Capão Redondo

Nenhum comentário:

Postar um comentário