tradutor

sexta-feira, 17 de julho de 2009

noticias do instituto polis

Le Monde Diplomatique Brasil: Crise aponta ao Brasil novos modelos de desenvolvimento, diz Ignacy Sachs
A crise econômica mundial revela modelos falidos de desenvolvimento, mas também, ao mesmo tempo, aponta saídas para o mundo. Na opinião do economista teórico do "ecodesenvolvimento" e diretor do Centro de Pesquisas do Brasil Contemporâneo na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, Ignacy Sachs, o Brasil precisa tomar a dianteira deste processo. Em artigo publicado no "Diplomatique", ele defende que o país deveria expandir redes de proteção social, ampliar o espaço da economia solidária dentro da economia de mercado e adotar uma matriz energética mais limpa.

Leia Mais

Estudo revela mecanismos de expansão das periferias de cidades

Uma pesquisa desenvolvida pelos urbanistas Paula Santoro, do Instituto Pólis, e Nabil Bonduki, professor da FAU-USP concluiu que a valorização do uso do solo que vai para o bolso dos empreendedores/proprietários é maior nos loteamentos irregulares, uma vez que os custos de implantação de infra-estrutura são repassados ao poder público. A investigação acadêmica apontou, ainda, que a abertura desses loteamentos está intimamente relacionada aos poderes políticos, que muitas vezes são parte pessoalmente interessadas na expansão das cidades. O artigo foi divulgado no último encontro nacional da Anpur (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional), no fim de maio, em Florianópolis.

Leia Mais

Artigo: Modelos de Gestão no Setor Público e Intervenção Política

O professor Agnaldo dos Santos, pesquisador do Observatório dos Direitos do Cidadão do Instituto Pólis, descreve de maneira clara e didática os diferentes modelos de gestão adotados no país. Santos convida o leitor para reflexões sobre o futuro da gestão pública em vista das tensões e correntes que a influenciam hoje, a partir da recuperação histórica do tema, desde o modelo patrimonialista, durante o período imperial, passando pelo modelo burocrático, a partir do fim do século XIX, até chegar às tendências neoliberais de gestão, que começaram a ganhar força no fim do século XX.

Leia Mais




Rápidas

Oficina da Escola da Cidadania analisa PPA para Assistência Social

Encontro realizado no dia 14 de julho, no Instituto Pólis, analisou a política da pasta de Assistência Social proposta no plano de metas da cidade de São Paulo e debateu as ações prioritárias para o PPA (Plano Plurianual) 2010-2013.
A oficina foi resultado do curso "Como o PPA interfere nas Políticas Públicas", realizado em abril e maio, e contou com a participação de membros do fórum Municipal de Assistência Social.

Seminário discute papel dos espaços de participação e do poder público

O seminário "Educação Popular, Formação Política e Incidência em Políticas Públicas" aconteceu no dia 1º de julho e contou com a participação de líderes de movimentos sociais de entidades educacionais, sindicais e de moradia. O evento concluiu o ciclo de seminários promovidos pela Rede de Educação Popular de São Paulo, integrada pelo Instituto Pólis, que sediou o seminário.

Centro de Estudos da Metrópole lança mapoteca na internet

Página fornece imagens cartográficas, elaboradas a partir de bases IBGE, de diferentes recortes territoriais do Brasil para ilustrar dissertações, teses, trabalhos de final de curso, apresentações, artigos, etc. O destaque da mapoteca é a inclusão dos resultados da Contagem 2007 e da Estimativa 2007 (IBGE), além da taxa de crescimento da população entre 2000 e 2007.




Agenda


Incubadora de cooperativas da USP dá curso de economia solidária

A ITCP-USP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP) abriu inscrições para o curso de Introdução à Economia Solidária, que acontece em dois fins de semana de agosto. São 30 vagas. Os interessados devem preencher a ficha de pré-incrição até dia 31 de julho, no site da entidade.

Data: 15 e 16, 22 e 23 de agosto, das 9h às 18h
Informações: (11) 3091-4400

*****

Escola da Cidadania realiza seminário sobre movimentos sociais e crise

O seminário Horizontes e Dilemas dos Movimentos Sociais no Cenário de Crise é uma das atividades do eixo de formação de lideranças, realizado pela Escola da Cidadania. As inscrições abrem a partir do dia 20 de julho. O objetivo é refletir sobre o sentido nos movimentos hoje, suas apostas e perspectivas, as relalções com o Estado e os partidos políticos, em um contexto de crise. São 80 vagas.

Data: 20 de agosto, 9h às 18h (sujeito a alterações)
Inscrições: tel. (11) 2174-6805 ou pelo e-mail escoladacidadania@polis.org.br (informe o nome completo, entidade e telefone




Pólis na mídia

Tribunal de Justiça de SP restabelece audiências sobre Plano Diretor
Corte concede efeito suspensivo sobre a decisão do juiz da 10ª Vara da Fazenda, que havia acatado ação cautelar movida pelo Instituto Pólis e pelo Movimento Defenda São Paulo, que sustentava que a atual revisão do Plano Diretor Estratégico exacerbava suas atribuições legais.

G1 - São Paulo - 16/07/2009

O Estado de São Paulo - Cidades - 17/07/2009



Justiça suspende revisão do novo Plano Diretor
A Justiça concedeu, no dia 29 de junho, uma liminar que suspende as audiências do novo Plano Diretor e impede que o projeto preveja mudanças na legislação que regula o uso e ocupação do solo. A ação foi movida pelo Instituto Pólis e Movimento Defenda São Paulo.

Folha de São Paulo - Cotidiano - 30/06/2009

Estado de São Paulo - Cidades - 30/06/2009

Brasil de Fato - Nacional - 02/07/2009


Justiça mantém a suspensão do Plano Diretor
Juiz da 10ª Vara da Fazenda também interpretou que a Prefeitura de São Paulo excede suas prerrogativas ao tentar revogar artigos do atual plano.

Estado de São Paulo - Cidades - 15/07/2009



Para urbanistas, projeto para cracolândia é bom, mas falta estrutura
O plano da Prefeitura de São Paulo de transforma a região da "cracolândia" no distrito pais densamente povoado de São Paulo é visto com ressalvas pelos urbanistas ouvidos pela reportagem. Para Kazou Nakano, arquiteto e urbanista do Istituto Pólis,

Folha de São Paulo - Cotidiano - 03/07/2009 (só para assinantes)


*****

A invasão dos viciados em crack
Em debate mediado por Monica Walvogel, arquiteto e urbanista do Instituto Pólis debate com o secretário da Coordenação de Subprefeituras, Andrea Matarazzo, as principais questões sobre os dependentes químicos da região da "cracolândia", região degradada do centro da cidade de São Paulo onde há o consumo de crack.
Segundo Nakano, é um erro considerar aquela região como "um vazio sociopolítico e econômico" e pensar apenas em uma reocupação. "Existe uma série de conteúdos urbanísticos, econômicos e sociais que tem que ser considerados junto com o plano urbanístico", afirma. Para ele, o problema não pode ser resolvido de maneira separada, excluindo do debate a população do centro.

Globonews - Entre Aspas - 09/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário